• facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square

© 2015 por Consultoria Textual. Criado por Wix.com

Revisão de textos para todas as necessidades

Há 20 anos valorizamos cada palavra que você coloca no papel.

A revisão minuciosa tem a finalidade de assegurar que o material não será impresso várias vezes em virtude de erros de informação ou de qualquer outra natureza. Além da correção ortográfica e gramatical, uma boa revisão do projeto gráfico pode garantir resultados melhores ainda. Pense nisso antes de publicar.

Preparação de originais

Revisão de primeira prova

Revisão de segunda prova

Após receber os originais e aprovada a sua publicação pela editora, tem início a fase de produção. Nesta fase algumas tarefas específicas são realizadas pelos profissionais da área editorial.

Um primeiro passo consiste na preparação do original. Nesta fase são acertados parágrafos, espaços duplos, cabeços, índices, sumários, prefácios, epílogo e observada a pontuação, acentuação, concordância verbal e regência.

Feita a preparação, devolvemos o texto, que segue para apreciação do autor ou editora e posteriormente é enviado a um diagramador.

 

Feita a diagramação, é gerado um documento em PDF. Neste arquivo o revisor fará uma leitura para corrigir eventuais falhas ocorridas na diagramação ou mesmo que tenham passado na preparação.

É comum o texto correr, a hifenização sair incorreta, existir espaços duplos, haver espaços com medidas incorretas entre uma linha e outra, a ocorrência de saltos, paginação errada, numeração de capítulo diferente da do índice e muitos outros problemas que só por meio de uma leitura atenta será possível descobrir. As marcações são feitas pelo revisor em arquivo eletrônico ou, dependendo da editora, em material impresso.

 

Nesta fase, a última, portanto a que antecede o envio do arquivo para a gráfica, a responsabilidade é total. O trabalho consiste em uma leitura pente-fino, por meio da qual nada deverá passar. O revisor deverá ler o livro como se tivesse comprado na livraria, e qualquer anormalidade que porventura tenha passado na preparação e na primeira revisão deve ser anotada e corrigida.

Para finalizar o processo, as editoras costumam submeter ao revisor os textos de capa, isto é: orelhas, capa e contracapa e minibiografia. Atenção especial deve ser dispensada a esta fase da produção, visto que grande parte dos livros vende pela capa.